É necessária a identificação dos objetos ou requisitos de qualidade do software, para assim atender certos atributos de qualidade.
Esses atributos são transmitidos para a equipe de desenvolvimento e documentados da mesma maneira que os outros requisitos.
Os atributos também fazem parte do Plano de teste.
Existem varias técnicas de identificação dos fatores de qualidade. A seguir serão exibidos alguns passos:
Passo 1 – Considerar as características básicas de aplicação: Os requisitos de qualidade são únicos e influenciados por suas características, ou então dependem do tipo de aplicação.
Passo 2 – Considerar as implicações no ciclo de vida: Considerar também as atividades do ciclo associadas com a entrega do produto de software (Operação, revisão e transição).
Passo 3 – Realizar uma avaliação Custo versus Beneficio da lista dos fatores de qualidade: É elaborada uma lista preliminar dos fatores de qualidade.
Passo 4 – Identificar os fatores de qualidade mais importantes: Os fatores de qualidade devem ser listados na ordem de importância, para depois serem escolhidas as opções definitivas.
Passo 5 – Fornecer explicações para as escolhas: Documentar a base racional para as decisões tomadas durante as etapas anteriores.
Fatores de Qualidade:
*Correção
*Confiabilidade
*Eficiência
*Integridade
*Usabilidade
*Manutenibilidade
*Testabilidade
*Flexibilidade
*Reusabilidade
*Interoperabilidade
*Portabilidade
Garantia X Controle de Qualidade
Definições:
Garantia de Qualidade: A garantia de qualidade é um conjunto sistemático e planejado de atividades, necessárias para proporcionar a confiança adequada de que produtos e serviços estarão em conformidade com requisitos especificados às necessidades do usuário. A garantia de qualidade deve ser uma função do pessoal da empresa responsável pela implementação da política da qualidade.
Controle de Qualidade: O controle de qualidade é um processo pelo qual a qualidade do produto é comparada com os padrões aplicáveis; quando uma não-conformidade é detectada, são tomadas as devidas providencias. O controle de qualidade é uma função em linha, e o trabalho é realizado num processo que assegura que o produto funcione conforme o padrão e os requisitos.
Qualidade tem 2 definições de trabalho:
Do Ponto de vista do produtor, a qualidade é o cumprimento de requisitos.
Do Ponto de vista do consumidor, a qualidade é o atendimento às necessidades do cliente.
Uma metodologia utilizada no mercado é a FURPS. Nessa metodologia as categorias de qualidade são representadas como ilustrado abaixo.
Usability (Usabilidade) – é o atributo que avalia a interface com o usuário.
Reliability (Confiabilidade) – refere-se a integridade, conformidade e interoperabilidade do software.
Performance (Desempenho) – avalia os requisitos de desempenho do software.
Supportability (Suportabilidade) – os requisitos de suportabilidade agrupam várias características, como: testabilidade, adaptabilidade, manutenibilidade, compatibilidade, configurabilidade, instalabilidade, escalabilidade, localizabilidade entre outros.
bom material para analise
ResponderExcluirgostei muito
fico muito agradecido pela divulgação
tb estou estudando
Vlw
ResponderExcluir=)